quinta-feira, 8 de julho de 2010

Windows Live SkyDrive : armazenamento de dados on-line

Trata-se de um serviço gratuito para armazenamento de dados on-line. Segundo a Microsoft, o Skydrive “funciona bem em qualquer computador Windows ou Macintosh”. O acesso é feito por meio de senha individual.
Inicialmente, é oferecido um espaço de 5 GB. Os arquivos podem ser organizados em pastas. As pastas podem ser configurados para acesso privativo, público ou compartilhado.
As vantagens do sistema são várias. Se o usuário planejar bem o uso, o Skydrive pode ser uma solução permanente de armazenamento de dados (as máquinas mudariam, mas os dados permaneceriam); o sistema proporcionaria uma cópia de segurança on-line, que será preservada caso o HD local apresente problemas; os dados ficam disponíveis remotamente, e podem ser compartilhados com quem se deseje.
O problema potencial, que inevitavelmente será discutido na internet, é a privacidade: certamente surgirão casos de acesso indevido e exposição indevida. Resta ver como a Microsoft lidará com essas questões que são sempre complicadas, ainda mais no caso de um serviço gratuito.

3 comentários:

  1. e como pode ser usado? tem que ser feito um download ou apenas entrar em site?

    ResponderEliminar
  2. O Skydrive nada mais é do que a computação em nuvem da Microsoft. O usuário pode acessar os dados lá armazenados, modificá-los e adicionar mais outros, de qualquer lugar, não importa o sistema operacional.
    E a computação em nuvem só tende a ganhar mais espaço em meio à tecnologia.

    ResponderEliminar
  3. Talvez isso seja bom. Pois o que você faria caso você salvasse sua monografia de conclusão de curso apenas em um computador e em um pen drive, e o computador viesse a pifar e ainda por cima você perdesse o pen drive?

    ResponderEliminar