quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dados armazenados em sistemas redundantes

Para EMC, o atentado ao World Trade Center transformou os conceitos de emergência na segurança de dados.
A EMC é a líder no armazenamento de dados em rede( NIS, de Network Information Storage), onde detém 39% do mercado com seus sistemas Symmetrix ( conjuntos de discos rígidos, memória, e software de controle com capacidade de até 80 terabytes). É a campeã no quesito segurança com o SRDF ( Symmetrix Remote Data Facility), dois sistemas Symmetrix redundantes, interconectados, sincronizados e controlado por um software que faz com que o sistema "espelho" assuma imediatamente as funções do sistema-base caso seu funcionamento seja interrompido.
Existem mais de 11 mil SRDF' s em todo o mundo, dos quais 27 estavam nas torres gêmeas, consta que 26 deles preservaram integralmente seus dados. O único que falhou estava espelhado na segunda torre.
Para minimizar as consequências de um desastre que possa destruir recursos de informação é necessária a implementação de um plano de continuidade. Esse plano deve ter definido seu escopo e pode ser restrito aos recursos de tecnologia, ou ser mais abrangente e contemplar a recuperação do negócio da organização.
Para ambos os casos, a recuperação das informações é fundamental. Cópias de segurança ou soluções que têm o mesmo objetivo, porém, com custos diferentes.
A solução de redundância em tempo real (espelhamento) é a mais eficiente e a que oferece maior grau de certeza de aproveitamento imediato da cópia dos dados perdidos. A escolha do local onde ficarão os dados espelhados é crítica para se enfrentar situações de desastre. Quanto mais longe é melhor. É melhor em termos de proteção, mas traz complicado custo e alguns procedimentos operacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário