quarta-feira, 7 de julho de 2010

Copiando tudo para a web

Existem por aí diversas soluções de armazenamento on-line de arquivos, com recursos e capacidades variados. Ouve-se falar muito bem do Box.net e do Rsync.net, por exemplo, mas cada pessoa deve avaliar qual a solução cujos termos de serviço e de privacidade/confidencialidade melhor lhe sirva. Em especial, não é muito recomendado usar recursos cujos Termos de Serviço não incluam a disponibilidade como solução de armazenamento permanente de arquivos. Há quem use “gambiarras” baseadas no Gmail e outros sistemas de correio gratuitos para preservar seus arquivos, mas segurança envolve preocupar-se inclusive com os termos de uso. Dreamhost é mais recomendado a quem queira hospedar projetos web individuais e pessoais, e até pouco tempo atrás os termos de serviço da empresa eram bem específicos sobre o uso do vasto (a ponto de ser irreal) espaço em disco oferecido aos clientes , eles só podiam ser usados para arquivos de sites, e não para backup, para repositórios, e outras finalidades comuns.
Mas há poucos meses tudo mudou: cada cliente passou a contar com uma área de 50gb para backups via rede, que não é disponibilizada para acesso via web, e não tem as mesmas restrições de conteúdo – embora você não possa usar para arquivos cuja posse ou transferência seja ilegal, e nem deva usar para arquivos que comprometam a sua privacidade ou segurança além do nível em que você esteja disposto. Nitidamente, as condições servem para backup secundário, complementar a uma estratégia baseada em mídias locais (DVDs, por exemplo), inclusive porque a Dreamhost não faz backup adicional destes arquivos – se você apagar, ou se der erro nos sistemas de redundância de discos deles, já era. Para cópias únicas, não serve. Para backup secundário, é bom. Como backup primário, é melhor do que nada e, dependendo das ameaças que mais influenciam o risco dos seus dados, pode até ser melhor do que uma simples cópia em HD local.

6 comentários:

  1. A Internet como forma de armazenamento de dados vem se tornando cada vez mais utilizada e reconhecida pelos usuários. E será mais reconhecido ainda esse novo papel dela com as pesquisas que estão sendo feitas sobre Computação nas nuvens, que está sendo bem explicado no blog se sistemas operacionais.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que percebe a galera esta postando muito recentimente, e se analisarmos a internet tem evolido muito, e em cada blog ou pelo menos em alguns, fala um pouco dessa evolução. Mas a de arquivarmos na net se destaca, afinal você poderá salvar seus arquivos via internet, e ter acesso a eles de onde quiser, segundo a internet nas nuvens, logo será cada vez mais facil fazer pesquisas, trabalhos e dentre outros, mas será que essa nova tecnica, deixa os pendriver de escanteio?

    ResponderEliminar
  3. será mesmoo que daqui a uns anos nós vamos erradicar de vez os cds e pen drive??? pelo que vemos parece que sim...

    ResponderEliminar
  4. boa dica, oh!
    tow com medo do meu note ir pro beleléu e perder minhas fotos, meus arquivos das faculs....
    será se é caro contratar um serviço desses?
    tow disposto a pagar 10 CENTAVOS por aquivo :D
    Mas é algo muito bom, mesmo. O meu caso é um dos mais simples que pode ocorrer, imagine a sua empresa que tá cheia de computadores e não cabe mais espaço para mais um setor.... esses serviços contemplam segurança dos dados, integridade, privacidade, tudo que pode-se precisar para guardar dados! mas as ferramentas para backup tão difícil sair de moda, oh.

    ResponderEliminar
  5. A utilizaçao destes recursos além de ser muito util como foi dirta anteriormente, é muito bem vinda quando estamos falando de projetos em grandes empresas onde deve-se enviar arquivos para outras cidades. isto acaba se tornando mais pratico evitando maiores gastos e viagens desnecessarias. Os backups sao novos para usuarios domesticos e tendem a aumentar com o passar dos dias e o aumento da necessidade de armazenamento.

    ResponderEliminar
  6. Eu não acho tão bom assim... pois quando vc faz o upload de um arquivo seu para algum desses locais de horpedagem on-line, vc meio q perde o total controle deles. Outros usuários comuns podem até não conseguir visualisar, mas pessoas da determinada empresa de hospedagem podem. Quando se coloca uma foto no Orkut, por exemplo, vc pode estar perdendo o direito sobre ela... já foi pro servidor do Google, e ele se tornou dono tb da sua foto! Já li várias reportagem sobre o assunto, principalmente sobre o Google, sobre esse assunto, pois tal empresa pode controlar sua vida, se quiser! Então... para mim, nada melhor do que o velho DVD, pen-drive, HD... qualquer coisa física em q eu possa armazenar e guardar meus arquivos onde "eu" quiser.
    No entanto, arquivos não muito importantes poderiam ser armazenados, devido à praticidade que essa ferramenta proporciona...

    ResponderEliminar