quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nova forma de armazenamento de informação: 2,5 milhões de livros de 400 páginas num chip.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, criaram um chip capaz de armazenar 2,5 milhões de livros de 400 páginas. Esta tecnologia tem por base nanopontos magnéticos que armazenam um bit de informação cada um, permitindo juntar um bilião de páginas de informações num chip que cabe na palma de uma mão.

Estes nanopontos são fabricados com um cristal que cria sensores magnéticos que podem ser integrados diretamente num chip de silício. Medem seis nanômetros de diâmetro e podem ser fabricados de uma forma uniforme, com orientação definida.

Cada nanoponto é um ímã com pólos que podem ser invertidos com a aplicação de um campo magnético externo, permitindo a gravação de dados binários, tal como acontece com os discos rígidos.

Esta investigação, liderada por Jagdish Narayan, demonstrou a viabilidade da fabricação dos nanopontos magnéticos a partir de cristais de níquel, níquel-platina e ferro-platina e comprovou a fiabilidade dos dados magnéticos neles guardados.

Visto que se trata de uma forma de armazenamento totalmente nova, os investigadores ainda não desenvolveram uma técnica capaz de ler este chip. No entanto acreditam que a tecnologia de leitura a laser possa ser a mais adequada para permitir a interação efetiva com os nanopontos, de forma a ler os seus dados com precisão.

1 comentário:

  1. Nossa super interessante, acredito que está é uma nova oportunidade de mercado, afinal vai suprir a necessidade que algumas pessoas encontram e armazenar ou guardar livros em casa. Já pensou quanto espaço iremos poupar com estes chips.

    ResponderEliminar