quinta-feira, 8 de julho de 2010

Emulador universal salva informação digital para futuras gerações

Quem gosta de jogos de computadores mais antigos costuma ter uma coleção de emuladores quase tão grande quanto a própria coleção de games. Isso acontece porque cada emulador é específico para uma plataforma, tanto de origem quanto de destino - um emulador que lhe permite hoje jogar Space Invaders no PC não o permitirá fazê-lo nas plataformas do futuro.




Emulador universal

Pensando nisto, um grupo de pesquisadores europeus começou um projeto mais ambicioso: eles estão construindo um emulador universal, um programa capaz de reconhecer e rodar todos os tipos de arquivos de computador já gerados até hoje,
O emulador universal reconhecerá os dados antigos nos computadores atuais e poderá ser facilmente atualizável para rodar nas novas arquiteturas de informática que ainda serão desenvolvidas no futuro.
O projeto foi batizado de Keep, a palavra em inglês para manter. O termo é também um acrônimo para Keeping Emulation Environments Portable - mantendo os ambientes de emulação portáveis.

Herança digital

O objetivo do Keep é garantir o acesso das futuras gerações a todos os arquivos digitais já produzidos e que serão produzidos doravante, incluindo arquivos de texto, som, imagens, multimídia, sites, bases de dados e videogames.
"As pessoas não pensam duas vezes ao salvar seus arquivos digitalmente - das fotos capturadas com o celular até arquivos com informações governamentais. Mas cada arquivo digital corre o risco de ser perdido, seja pela degradação da mídia, seja porque a tecnologia usada para lê-lo irá simplesmente deixar de existir," diz a professora Janet Delve.
"As antigas gerações deixaram um rico acervo de livros, cartas e documentos que nos dizem quem eles foram, como eles viveram e o que eles descobriram. Há um risco real de que nós possamos deixar como herança um espaço em branco na história," diz ela.

Escribas digitais

Um emulador universal pode ser a única opção para evitar essa perda de informações. Copiar todas os dados gerados para nas novas plataformas, à semelhança de escribas digitais modernos, é impraticável - calcula-se que em 2010 a informação digitalizada será equivalente a 18 milhões de vezes o conteúdo de todos os livros já escritos desde o início da civilização.
Além da dificuldade técnica, a simples cópia coloca riscos adicionais, tanto de erros nas cópias quanto de danos às mídias originais.
"A diferença com a emulação é que você está livre desses problemas. Cada vez que o hardware, o software, os sistemas operacionais ou qualquer outra coisa seja atualizada, a máquina Keep simplesmente emulará esta nova plataforma. Será um mecanismo à prova de futuro," diz Dan Pinchbeck, outro membro do grupo.
Os trabalhos do projeto Keep começaram em janeiro e deverão se estender até 2012.

2 comentários:

  1. Meldels, será que vou poder jogar Pac-man, Mortal Kombat e Sonic sem sobrecarregar meu computador? *-*

    ResponderEliminar
  2. Emulador universal, oba!!! Assim poderemos fazer uso de antigos jogos sem correr o risco de sobrecarregar o PC e muito menos não podermos utilizá-los, daqui a 10 anos quem sabe.
    Claro que não são somente os jogos que serão resguardados, mas também textos valiosos que vez ou outra se “perdem” por não encontrarem emuladores adequados. Já pensou na catástrofe que seria perdermos dados, documentos importantes, softwares e outras coisitas mais devido ao avanço da tecnologia!!! Que horror!!!

    ResponderEliminar