terça-feira, 1 de junho de 2010

Armazenamento de dados na linha do tempo

Ao longo da história da tecnologia, acompanhamos a evolução de diversos dispositivos de armazenamento de dados. Dos robustos e pioneiros discos rígidos da IBM até os leves e compactos HDs externos. Das lendárias fitas magnéticas até as mídias ópticas ultraexpansíveis Blu-rays. Confira a linha do tempo dos principais dispositivos de armazenamento de dados e uma breve descrição da história de cada um.



Fita magnética

Considerada a primeira tecnologia para o armazenamento de dados de computador. O grande avanço aconteceu quando a 3M, em 1972, lançou o modelo de fita cassete com dois rolos. Sofreu diversas modificações, dando origem a outros dispositivos como a fita DAT e a DDS.




Digital Versatle Disc (DVD)

A segunda mídia óptica para o armazenamento de dados de computador chegou ao mercado em 1996, pelas principais fabricantes do mundo como Sony, Philips, Toshiba e a Time-Warner. Os primeiros DVD Players foram lançados, no Japão, em 1997. A capacidade de um DVD é de 4.7 GB, podendo chegar a 8.5 GB, com o formato de dupla camada.




Disco Rígido (HD)

Antes chamada de winchester, a primeira unidade foi construída pela IBM, em 1956. O modelo, que pesava cerca de uma tonelada, era composto por 50 mil setores distribuídos em 50 discos magnéticos, o que totalizava uma capacidade de 5 MB. Hoje é o principal meio de armazenamento em grandes quantidades.




Disquete

Criado em 1967 também pela IBM, o primeiro modelo era o 8-inch (8 polegadas), com uma capacidade de 80 KB. Depois veio o formato de floppy disc de 5,25” (1976) - os famosos discos flexíveis - com até 160 KB. A grande inovação aconteceu em 1979, quando a Sony anunciou os de 3,5 polegadas.





USB Flash Drive

Posteriormente apelidada de pen drive, foi desenvolvida pela IBM e lançada em 2000. O primeiro modelo tinha armazenava 8 MB. Mais compactos, rápidos e resistentes, eles aceleraram o funeral do floppy disc. As portas USB são cada vez mais comuns. O pen drive mais potente é da Kingston, com capacidade para 256 GB em dados.





Cartão de memória

O PC Card (PCMCIA) foi o primeiro cartão de memória distribuído comercialmente nos anos 90, e em seguida outros formatos foram surgindo como o Compact Flash e o Smart Media. O impulso na produção aconteceu quando eletrônicos, como celulares e câmeras digitais, passaram a adotá-los.





Compact Disc (CD)

Lançado pela Philips, no início da década de 80, os CDs trataram de decretar a morte dos disquetes. No atual formato de CD (700 MB) cabem aproximadamente 487 floppies disc de 1.44 MB. A difusão da mídia óptica ocorreu na década de 90, com a popularização dos microcomputadores. Há dois tipos de CDs: o CD-R e o CD-RW.




Blu-ray Disc (BD)

Formato de nova geração capaz de armazenar um volume de dados de alta densidade. A mídia está disponível nos modelos de 25 GB e 50 GB. A Blu-ray Disc Association, grupo responsável pelo desenvolvimento, foi criada pela Sony e Panasonic e veio com a proposta ousada de substituir o DVD. Todos os jogos do PlayStation 3, por exemplo, são em formato Blu-ray.


http://www.folhape.com.br/caderno-informatica

1 comentário:

  1. Assim como no site de nosso amigos "o computador" deixei claro que é necessário que os Administradores tem que estar antenados nas novas tecnologia, não basta apenas saber de sua existência, mas sim também saber utilizá-las.
    Logo em nossos primeiros estágios o que mais realizamos são atividades que exigem armazenamento de dados, se eu não sei lhe dar com novas tecnologias não sou um bom profissional. Vocês estão de parabéns!!! Boa matéria.

    ResponderEliminar