segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hardware - Inovação – Primeira Memória 128 Megabit FeRAM

A FeRAM ou memória não-volátil, pode ser a próxima grande evolução de memórias a nível de velocidade e consumo de energia.

Recentemente, a Toshiba anunciou a criação de um módulo de memória FeRAM de 128 Megabit com uma capacidade de transmissão de dados de 1.6GB/S. Se imaginarmos um produto com a velocidade da memória RAM actual e o comportamento de um disco rígido, o que iremos obter será a memória FeRAM.

Sendo não-volátil esta armazena dados mesmo após de cortada a sua ligação à corrente eléctrica. Isto torna os discos actuais (HDD ou SSD) em simples objectos arcaicos e obsoletos devido à sua velocidade reduzida.

A FeRAM combina assim as características DRAM com a capacidade das memórias flash de guardar informação mesmo quando desligadas de uma fonte de energia eléctrica, sendo estas características que cada vez mais a tornam interessante face ao seu futuro uso quer ao nível de aparelhos como telemóveis ou computadores portáteis.

Agora digam se não seria engraçado no futuro existir uma consola portátil com este tipo de tecnologia ou mesmo uma consola das ditas “normais”… é só usar a imaginação.

por Filipe Pereira
http://www.gamerstek.com/noticias-5762.php

Sem comentários:

Enviar um comentário