segunda-feira, 29 de março de 2010

Tecnologia SSD





olharvirtual.uol.com.br

Entendendo o SSD

“O SSD é um “HD” que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos.”
www.guiadohardware.net/termos/ssd

Vantagens do SSD:

• Oferece tempos de acessos baixos, combinado com excelentes taxas de leituras e gravação em setores aleatórios;
• O seu consumo elétrico é mais baixo; são silenciosos, resistentes a impactos e oferecem uma melhor segurança contra perda de dados devido a defeitos de hardware, já que não possuem partes móveis.

Desvantagens do SSD:
• A desvantagem é o custo por megabytes, já que para criar um HD de 2 TB, você precisa juntar 20 chips de memória Flash de 8 GB cada para criar um SSD de apenas 160 GB. Quanto mais gigabytes, mais chips, o que leva os preços dos drives de maior capacidade para as alturas.

Os primeiros SSD´s domésticos surgiram em 2007, mas devido ao custo receberam pouca atenção. Apenas recentemente (final de 2009) os SSDs começaram a chegar com mais força ao mercado.
Os modelos domésticos utilizam módulos de memória Flash MLC, como os pendrives e os cartões de memória. Eles, no entanto, oferecem múltiplos canais de acesso, isso permite que o controlador acesse vários chips ao mesmo tempo, dividindo os arquivos em pequenos blocos que podem ser divididos entre os chips e depois lidos simultaneamente.
Os SSDs utilizam controladores mais inteligentes, que usam buffers de dados relativamente grandes. Isso permite que as operações sejam organizadas e agrupadas de maneiras mais eficientes e muitas operações sejam cacheadas.


Carlos Morimoto - http://www.gdhpress.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário